Como funciona
Um foguete a água (water rocket) é um tipo de foguete miniatura que usa água como massa de reação. O compartimento de pressão – o motor do foguete—é geralmente uma garrafa de plástico usada (como as de refrigerantes com gás). A água é empurrada para fora da garrafa pela força exercida por um gás sob pressão, geralmente ar. O seu funcionamento ilustra a Terceira Lei de Newton.
A garrafa é parcialmente preenchida com água (cerca de um terço do seu volume) e fixada, voltada para baixo, numa base. Injeta-se então o ar através da base, o qual vai ganhando pressão na parte superior da garrafa, exercendo uma força cada vez maior sobre a água. Quando se liberta a garrafa, esta força que foi acumulada vai empurrar a água para fora (para baixo) com grande velocidade, o que, como reação, vai fazer levantar a garrafa também com bastante energia, produzindo-se o ‘disparo’ do foguete.
Enquanto houver ar sob pressão dentro da garrafa, esta sobe por efeito dessa força de reação. Quando termina essa fase, a garrafa continua a subir, agora por efeito da inércia, até que a gravidade e a resistência do ar a forçam a parar. A esse ponto chamamos apogeu.
Começa então a fase de queda do foguete. Se este não dispuser de um mecanismo de travagem (paraquedas, por exemplo) a velocidade de descida pode ser bastante elevada...