Base de lançamento

Há inúmeros modelos de bases de lançamento para foguetes a água. Dependendo do sistema utilizado para prender o foguete e do mecanismo de disparo, a base poderá ser muito simples ou bastante complexa.
A imagem ao lado é de uma base de lançamento que pode ser adquirida, já montada.
Como se pode ver é composta por alguns segmentos de tubo de PVC e respectivos conectores, inclui uma tomada de ar para ligar a uma bomba de bicicleta, e um sistema de fixação e disparo constituído por um conjunto de abraçadeiras plásticas. É de construção simples e muito eficaz.
 

A nossa base é algo mais complexa mas mais versátil. Por ser basicamente uma caixa, demos-lhe o nome de "Box II' (houve uma versão anterior, feita de madeira, que não durou muito...). É construída em material plástico e inclui uma tampa amovível onde está fixada toda a tubagem. O facto de ser amovível permite ajustá-la a diferentes calibres de foguetes. Dispõe de uma conexão rápida de tipo Gardena para encaixar o lançador, que está ligada a um T com saída para a mangueira de ar e para uma torneira de emergência. Estamos a pensar incluir também um manómetro para sabermos a pressão real a bordo do foguete.

Na parte fixa existem orifícios para fixação do tubo-guia necessário à orientação dos foguetes na fase inicial de lançamento. 

Todo o conjunto necessita de ser bem preso ao chão, para evitar que tombe. Para isso foram colocadas espias nos quatro cantos da caixa, que ficam presas através de pregos de aço espetados no solo.

 

 

A versão mais simples de uma base de lançamento consiste numa única vara espetada no solo. Desde que o foguete possua um acessório (tubo plástico, por exemplo) que lhe permita deslizar ao longo da vara, ela poderá funcionar como 'rampa de lançamento'.