Para construir um foguete de garrafas de refrigerante deve-se ter em atenção algumas características próprias do material de que estas são feitas: o PET.
O que é o PET?
PET significa polyethylene terephthalate e é um tipo de plástico que tem sido considerado seguro para alimentos, particularmente bebidas frias. Estes plásticos são constituídos por uma resina polimérica termoplástica, útil na produção de fibras sintéticas, de contentores para alimentos e em aplicações de termomoldagem. Apesar do nome, não contêm polietileno.
No que à construção de foguetes a água diz respeito, importa saber que estes plásticos resistem pouco ao calor (começam a encolher a cerca de 70ºC) e também ao frio (podem rachar se expostos a temperaturas negativas). Por outro lado, uma garrafa de PET produzida para conter bebidas gaseificadas poderá explodir se lhe for aplicada uma pressão superior a cerca de 10 bar (~140 PSI). As garrafas fabricadas para água ou bebidas sem gás explodirão a pressões mais baixas.
Outro aspecto importante na construção de foguetes é que o PET é difícil de colar: poucas colas aderem razoavelmente a este material.
A cola que, a nível mundial, melhores resultados apresenta é a PL Premium, uma cola à base de poliuretano. Não está, no entanto, disponível na Europa.
Em alternativa temos usado algumas outras colas à base de poliuretano (um material que funciona como cola e veda, mantendo-se elástico após a cura, promovendo uma espécia de vulcanização a frio), particularmente a UHU Polimax branca.