Stager

Um stager é um mecanismo que permite a ligação temporária entre dois foguetes e a sua separação controlada em voo.
O stager pode ser acionado de diversas maneiras, sendo na maioria das vezes utilizada a baixa de pressão dentro do primeiro estágio para acionar o stager e provocar assim o disparo do segundo estágio. Noutros casos existe um mecanismo de relógio (temporizador), mecânico ou eletrónico, que aciona o stager.
No nosso caso, o stager é ativado por um temporizador mecânico (mecanismo de corda) que se programa antes do lançamento. Este temporizador, conhecido internacionalmente como Tomy Timer, é idêntico aos que usamos para acionar a abertura dos paraquedas.
 
Neste caso, o Tomy Timer liberta um elástico que está preso a um anel de retenção, o qual, ao ser solto, permite a separação do segundo estágio.
A construção deste mecanismo respeita a regra de que apenas se usarão materiais de acesso fácil e ferramentas correntes. O único componente 'especializado', mas que já se encontra à venda em lojas de brinquedos, é o Tornado Tube:
 
A vantagem da utilização do Tornado Tube, que é um pequeno tubo de plástico que permite ligar duas garrafas de PET através dos respetivos gargalos, é a possibilidade de reutilização do sistema: podemos retirá-lo de um foguete e atarrachá-lo noutro.
O que mantém os dois estágios ligados é uma coroa de abraçadeira plásticas coladas ao Tornado Tube e que abraçam a base do gargalo do segundo estágio. Estas são impedidas de abrir por um anel de retenção, que mais não é que um cilindro plástico de calibre adequado. Enquanto este cilindro se mantiver a envolver as cabeças das abraçadeiras, o segundo estágio não consegue desprender-se do primeiro. Quando o anel de reteção é libertado e se afasta, a coroa de abraçadeiras alarga-se e a separação ocorre.
 
No modelo acima, o ejetor do segundo estágio é composto por um segmento de tubo plástico de 1/2 polegada (usado em canalização de interiores) no qual se esculpiu um entalhe para permitir a colocação de um O-ring (vedante).