Oito Anos Depois, Um Novo Recorde Mundial
Uma equipa do Departamento de Ciência e Tecnologia da Universidade de Cape Town, África do Sul, estabeleceu um novo recorde mundial de altitude para foguetes a água, ultrapassando o anterior recorde em cerca de 33% e atingindo uma altitude de 830 m.
O feito teve lugar a 26 de Agosto de 2015 e foi o culminar de uma longa jornada da equipa de investigação – liderada por Stuart Swan e Arnaud Malan, com o apoio de Donovan Changfoot e William Liw Tat Man, todos do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Cape Town. O sucesso chegou após duas tentativas falhadas e numerosas inovações e aprefeiçoamentos, num processo que pôs à prova a persistência da equipa.
O resultado foi um foguete extremamente leve, com 2,68 m de altura e pesando menos de 1,5 Kg, que leva a bordo um computador de voo, uma câmara de vídeo e um paraquedas com o respetivo sistema de ejeção.
O foguete produziu um impulso de cerca de 550 Kg – suficiente para elevar um pequeno carro – e disparou para o céu acelerando até aos 550 Km/h em menos de meio segundo.
O recorde foi ratificado formalmente no dia 7 de Outubro de 2015 após um comité de representantes da WRA2, a Associação Mundial que estabeleceu as regras para os recordes de altitude para foguetes a água, ter analisado o feito.
O anterior recorde de 623 m, estabelecido em 2007 pela equipa US Water Rockets, não tinha sido posto em causa nos últimos oito anos.
Parabéns à equipa recordista: (da esquerda para a direita) Donovan Changfoot, Stuart Swan, William Liw Tat Man e Arnaud Malan.